O tema é constantemente debatido e agora devido ao confronto entre SLBenfica Vs. FCPorto voltou à ribalta: punição de jogadores através de imagens televisivas.
Antecipo já que sou de acordo com a punição do jogador Luisão, do Benfica, pela agressão claríssima a Sapunaru, do FCPorto. Agora, quanto a mim isto acarreta uma série de discussões. Por exemplo: no mesmo jogo, Rodríguez, do FCP, agrediu Nuno Gomes, do SLB, quando o jogo inclusive estava parado. Di Maria sofre falta, quanto a mim passível para ser grande penalidade, ainda na primeira parte... MAS O PRIMEIRO LANCE (da agressão) NEM SEQUER PASSOU NA TELEVISÃO QUE TRANSMITIA O JOGO EM DIRECTO E O SEGUNDO LANCE, quanto a mim susceptível de discussão, NEM FOI REPETIDO PELOS RESPONSÁVEIS QUE TRANSMITIAM O JOGO!!!
Um jogo de futebol, tal como um filme, transmite a visão do realizador, transmite o modo como o realizador vê o jogo. Os telespectadores vêem o que a televisão mostra, ou seja, o que o realizador ordena que seja transmitido ou até mostrado em repetições.
Abrir um precedente de se punir um jogador, seja ele qual for, nem sequer colocando em causa a justiça da decisão, através de imagens televisivas, é a de se punir pela mão de um realizador! No fundo quem pune é quem dirige o espectáculo televisivo!
Se querem punir, recomendo o seguinte: que o jogo seja analisado pelo "bruto" do jogo, ou seja, por todas as imagens captadas pelos profissionais durante o jogo e não somente pelas imagens que passaram na televisão.
Isto leva-nos a outra discussão: os árbitros são avaliados por avaliadores que vão aos jogos e os observam "in loco". A transmissão do jogo, através das repetições e dos grandes zooms das câmaras, revela-nos erros que os denominados observadores muitas vezes não vêem! E por aqui também já não poderíamos ir? Eu compreendo: volta e meia não existiam árbitros para apitar os jogos... visto os erros grosseiros que constantemente cometem!!!
Isto só me leva a acreditar que o futebol que temos é um futebol "mandado, subjugado"...
Sem comentários:
Enviar um comentário