terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A VERDADE CHEGA A TODO LADO... ou talvez não!?

É assunto frequente nos Telejornais, até pelos constantes lembretes políticos da oposição ao Governo. O desemprego é um dos dramas actuais e pelo "andar" da crise mundial deve aumentar ainda mais. Qimonda, Auto Europa, PSA em Viseu, agora também Corticeira Amorim (entre muitos outros, infelizmente) são casos frequentemente relatados pelos "nossos" meios de comunicação social.
O que eu gostaria de ver abordado era a taxa de desemprego de jornalistas, os jornalistas a trabalhar em situação precária ou com contratos miseráveis... Sim, não é vergonha nenhuma, é apenas o estado a que chegou o nosso País! Seja a recibos verdes, seja sem qualquer tipo de contrato, existem muitos jornalistas por esse Portugal fora a trabalhar nos mais diversos meios de comunicação social, até nas Televisões, em condições miseráveis!!! Há inclusive aqueles que assinam peças (reportagens) e nem sequer têm qualquer vínculo à Empresa, ou seja é como se não estivessem lá, como se nem sequer existissem... Também há aqueles casos de despedirem jornalistas (trabalhadores) e ao mesmo tempo premiarem os directores com carrinhas de alta cilindrada.
Mas o que eu quero mesmo é que exista coragem para abordar este tema, porque não é só na PSA, na Auto Europa ou na Qimonda...
NOTA: Há dias foi abordada, numa reportagem (penso que na SIC), uma licenciada em Comunicação Social, mas tudo para dizer que tinha acabado de se licenciar e as perspectivas não eram favoráveis... Mal ela sabe!!!

1 comentário:

Pedro Leite disse...

Não eram favoráveis?? Dass... se eu conhecesse 4 pessoas da minha idade, licenciadas... a fazer o que realmente querem e sonharam... batia palmas. Cada um tem feito o que se arranja porque a isso somos obrigados. Como diz o povo... "tem de se fazer pela vida"