quinta-feira, 9 de abril de 2009

JUSTIFICAR

Ao preencher o IRS, para entregar pela Internet, agora em Abril, o meu contabilista deparou-se com uma retenção de uma Pensão de mais de 500 euros. Ligou-me e perguntou-me: "Já estás reformado"?
Dirigi-me à Segurança Social da minha área de residência, pois a entidade pagadora, das retenções que surgiam dessa referida pensão, era efectivamente a Segurança Social, e a funcionária que me atendeu não encontrou nada. Pediu-me que fosse às finanças questionar sobre isso, pois eles até poderiam elucidar-me acerca desta situação.
Não muito convencido com o atendimento prestado na Segurança Social, liguei para o Call Center da Segurança Social que me reencaminhou para o Centro Distrital da Segurança Social (Coimbra). Uma funcionária muito simpática e prestável da Contabilidade ao ouvir a minha explicação acerca da referida pensão questionou-me logo se a funcionária (e colega dela) da Segurança Social da minha área de residência não tinha ligado para ali (Coimbra - Centro Distrital)? Eu respondi que há minha frente não!
A funcionária do Centro Distrital da Segurança Social ficou com o meu contacto e uma hora depois ligou-me com o esclarecimento que o Centro Nacional de Pensões (CNP) tinha-me por engano atribuído uma retenção de pensões de 2008 e que iria ser corrigido. O meu contabilista podia retirar essa retenção da folha do IRS e entregar a declaração.
No fim deste episódio o meu contabilista alertou-me para pedir um suporte escrito com este engano do CNP, porque quase de certeza que vou ser chamado às Finanças para justificar esta situação. Então voltei a falar com a funcionária de Coimbra da Segurança Social que prontamente se prestou a enviar-me a confirmação da correcção, que lhe iria também ser enviada por Lisboa.
Questiono-me se as Finanças me requisitarem para justificar este episódio como deverei proceder? Com ironia ou educadamente agressivo? Eu é que tenho que justificar? O que é que eu fiz de mal? Tentei resolver um engano do CNP. Perdi tempo precioso e chatices ao telefone... quando tinha mais que fazer...
Não me espanto porque este é o País que temos. Justificamos as falhas dos outros, pagamos pelo mal dos outros...

1 comentário:

Mleko disse...

Cabrões...
E se não percebesses nada disso, como milhões de portugueses... ficavas a arder!
E o governo... sempre a meter ao bolso!!
Mete nojo!