FACTO: "O médico-dentista é militar reformado e prestou serviço há duas semanas nas Urgências do centro de saúde local sem ter formação em suporte avançado de vida. A directora do centro de saúde, Alda João, disse que no SUB 'não há ninguém com formação' específica para tratar de situações que exijam conhecimentos em suporte avançado de vida".
RESPOSTA: "A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou que 'todo este processo tem de ser analisado, mas penso que ele é médico, que está dentro do que são os requisitos mínimos'. A governante disse que 'qualquer médico tem formação para socorrer e prestar os primeiros cuidados'".
CONTRA-RESPOSTA: "O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, reprovou a contratação de um dentista, por alguns dias, para assegurar o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Odemira, o único no distrito de Beja".
(Minha) PERGUNTA: Alguém sabe o que é que anda a fazer?
A ordem dos médicos reprova claramente a situação... uma Ministra que desconhece claramente os requisitos e os conhecimentos para se poder consultar pacientes numa Urgência...
Afinal de contas: o que é que a Ministra anda a fazer? Brincar aos médicos? Este episódio revela claramente que a Ministra não sabe o que faz e ainda por cima está muito mal rodeada e aconselhada!
RAZÃO DO ACONTECIMENTO: Falta de médicos... MOTIVO PELO QUAL SE CONTRATOU UM PROFISSIONAL REFORMADO SEM CONHECIMENTOS EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA!
Em Portugal há falta de quê? Médicos? Não há problema. Há professores a mais no desemprego, mete-se uma carrada deles em Hospitais, outros em Centros de Saúde, outros em Clínicas e fica tudo resolvido... Desculpe, disse que em Portugal há falta de quê? Pessoas sérias no Governo? Aí não há hipótese... Aquilo muda muda, mas andam lá sempre os mesmos... O sistema tá viciado... Não é só no Futebol...
É o que eu digo... Cada vez me convenço mais que estou num País terceiro-mundista!!!
2 comentários:
Aprovo claramente a ideia dos professores mas aviso já que não tenho conecimentos em suporte avançado de vida:)
E sim estamos definitivamente no terceiro mundo:))
Epá... eu fiz um cursozito de primeiros socorros. Se me pagarem bem... eu sou gajo para me arriscar a fazer Urgências... e salvar vidas! É na boa... basta chamarem-me!
www.hojehamoelas.blogspot.com
Enviar um comentário